sábado, 19 de novembro de 2016

Na Praça Antônio Carlos: JF recebe “Caravana Cultural Circuito Brasil” no dia 23

JUIZ DE FORA - 18/11/2016 - 16:48
Juiz de Fora será a primeira cidade de Minas a receber a “Caravana Cultural Circuito Brasil”, na quarta-feira, 23. O caminhão-palco, projetado especialmente para o projeto itinerante, estacionará na Praça Antônio Carlos (Avenida Getúlio Vargas – Centro), onde, às 16 horas, será aberta uma mostra de pinturas de Antônio Garcia. Às 20 horas, o público poderá conferir o show com “Sylvio Fraga Quinteto”. O circuito, que vem à cidade por meio de parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, prevê, ainda, a realização de uma oficina musical, às 11 horas, no mesmo dia, no Anfiteatro João Carriço/Funalfa (Avenida Rio Branco, 2.234 – Centro). Não é preciso ter experiência na área de música, e a participação é liberada para pessoas de todas as idades, sem inscrição prévia. Todas as atividades são gratuitas.

A caravana já passou pelo interior de São Paulo (Santos, Piracicaba, São José dos Campos e Campinas) e do Estado do Rio (Rio de Janeiro, Resende, Barra do Piraí, Vassouras e Três Rios), e, no Circuito Mineiro, terá paradas em Divinópolis (24 de novembro), Sete Lagoas (26 de novembro), Uberlândia, (7 de dezembro), Uberaba (9 de dezembro) e Araxá (10 de dezembro).

O projeto
No início do ano, o compositor e poeta Sylvio Fraga lançou o CD “Cigarra no Trovão” e o livro “Cardume”. O passo seguinte foi concretizar uma ideia desenvolvida em parceria com a produtora Rosa dos Ventos, criada como alternativa ao padrão de divulgação imposto ao artista. Assim nasceu o Circuito Brasil. “A ideia é levar minha música pelo país, tocando em cima de um caminhão que vira palco. Junto com meus empresários, Alexandre Rosa e Cláudia Linhares, desenvolvemos o projeto mais amplo que é o Circuito Brasil, com seus outros aspectos: doação de 50 de livros de poesia contemporânea, exposição de reproduções de pinturas e oficina de escuta com o meu Quinteto”, conta Sylvio Fraga.

Os livros serão doados em embalagem estante, projetada em madeira proveniente de reutilização. Sylvio Fraga cuidou pessoalmente da seleção dos títulos. São livros de autores em sua vasta maioria contemporâneos, como Paulo Henriques Britto, Ana Martins Marques, Armando Freitas Filho, Wally Salomão, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim, Carlito Azevedo, Laura Liuzzi, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Ismar Tirelli Neto, Ferreira Gullar e do próprio Sylvio, entre outros. “Sou poeta e leitor de poesia, então, fazer a seleção desses 50 livros foi um prazer, como foi também selecionar as pinturas do Antônio Garcia Bento, pois estudo sua obra há anos”, define Fraga.

O Circuito Brasil promove, ainda, oficinas de música, ideia que se desenvolveu a partir da proposta de realizar uma escuta pensante do disco “Cigarra no trovão”. “A oficina é um desejo de todo o quinteto de dialogar com o público sobre processos de criação e trocar ideias musicais”, avalia Sylvio.

Foto: Circuito Brasil/Divulgação

Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044 //Contato: Coringa Comunicação (21) 2259-6042

Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário