terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dia do Barroco é celebrado em homenagem ao mestre da arte colonial brasileira Aleijadinho

TER 17 NOVEMBRO 2015 15:00 ATUALIZADO EM TER 17 NOVEMBRO 2015 19:05
Divulgação/Sec
A obra "Retrato de Aleijadinho", de Euclásio Euclásio Penna Ventura, será entregue definitivamente ao Museu de Congonhas

Um legado monumental e uma história envolta em mistérios sobre o artista de maior importância do período colonial brasileiro, Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), será homenageado pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), nesta quarta-feira (18/11), às 16h, no Salão Nobre, com sessão que marca o Dia do Barroco Mineiro.

Há muito sobre o trabalho do arquiteto, escultor, entalhador e mestre do Barroco mineiro para ser conhecido, além dos profetas de Congonhas que deixou marcas também em Ouro Preto, Mariana, Barão de Cocais, Catas Altas, São João del-Rei, Tiradentes, Sabará, Caeté e outras cidades mineiras, como a obra “Retrato de Aleijadinho”, do pintor Euclásio Penna Ventura, que na ocasião solene será entregue definitivamente ao Museu de Congonhas, a ser inaugurado no mês de dezembro.

A imagem "Retrato de Aleijadinho", criada em óleo sobre pergaminho, no século 19, em quadro medindo 20cm por 30cm, apresenta um mulato bem vestido é tida como o retrato oficial de Aleijadinho e pertenceu antigamente à Casa dos Milagres de Congonhas. A alegação de que se tratava do rosto do mestre do barroco se baseou na imagem representada ao fundo da pintura, em segundo plano, que parecia idêntica a uma obra de autoria do artista.

O evento na ALMG terá assinatura de Termo de Comodato entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas, marcando o retorno da obra bicentenária ao local de origem.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, o conjunto da obra de Aleijadinho assinala o apogeu do notável ciclo de manifestações artísticas do Barroco Mineiro. “Com a solenidade comemorativa, contribuímos para ratificar Minas como o berço fecundo das primeiras manifestações artísticas genuinamente brasileiras”, declarou.

O evento será uma oportunidade para trazer o Barroco Mineiro ao centro da cena cultural e enfatizar a importância do legado do mestre de Congonhas e de todos os que contribuíram, nas artes plásticas, na arquitetura, na música, no teatro e na poesia com o legítimo estilo brasileiro.

A tarde de homenagens será embalada pela apresentação de música barroca pelo Coral das Cidades dos Profetas e pelo cravista Antônio Carlos de Magalhães, junto ao cantor Sérgio Anders.

Celebração em Ouro Preto

Durante esta semana, a cidade de Ouro Preto também reverencia Aleijadinho com ações que abordam o tema abrangente “Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: aparência e realidade”, buscando promover a preservar o acervo histórico brasileiro.

Nesta quarta-feira (18/11), às 9h, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) comemora o Dia do Barroco Mineiro com o Colóquio Internacional “A arquitetura do engano: redes de difusão e o desafio da representação perspectiva no universo pictórico barroco”, com abertura pela presidente da Faop, a professora Júlia Mitraud, o presidente do Museu Aleijadinho Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro e convidados.

As demais atividades acontecem em diversos espaços que fazem referência ao contexto da arte em Ouro Preto. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões e a Igreja de São Francisco de Assis, trazem obras de Aleijadinho; além delas, as Casas da Cultura e do Folclore recebem atividades do evento.

Serviço: 
Dia do Barroco Mineiro
Solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
18 de novembro, às 16h, no Salão Nobre da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte, Minas Gerais

38ª Semana de Aleijadinho
De 16 a 21 de novembro em Ouro Preto, Minas Gerais

Outras informações: www.museualeijadinho.com.br
Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário