domingo, 5 de julho de 2015

Zona da Mata e Vertentes ganharão mais vagas em presídios

05/07/2015 08h55 - Atualizado em 05/07/2015 08h57

Do G1 Zona da Mata

Barbacena e Ubá receberão novos presídios (Foto: Reprodução/TV Integração)

As regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes vão receber ampliação e construção de novos presídios. Barbacena e Ubá vão terão novas estruturas. Em Juiz de Fora, um anexo será construído à Penitenciária José Edson Cavalieri, localizada no Bairro Linhares. Em Bicas, a penitenciária da cidade será reaberta.

Com as obras, os presídios vão receber ao todo 1.056 presos. Em Juiz de Fora a ampliação aumentará a capacidade para mais 200 presos. Em Barbacena e Ubá os novos presídios terão a capacidade de 388 detentos. Em Bicas serão 80. As informações são da Secretaria de Estado de Defesa social (Seds).

Em Barbacena o novo presídio será no distrito de Pinheiro Grosso, em área cedida pelo Município. Ele substituirá o atual, que funciona no prédio da antiga Cadeia Pública, no Centro da cidade.

O anexo de Juiz de Fora terá quatro alojamentos para 50 presos cada um, sala de convivência e de cultos religiosos. Segundo a Seds, o local será destinado aos presos do regime semiaberto que possuem autorização judicial para trabalho externo.

A mão de obra dos detentos será usada em todas as fases da construção. Além de remição da pena - a cada três dias de trabalho, um é descontado da pena a cumprir- , os presos receberão um salário mínimo. Segundo a Seds, as obras devem terminar em dezembro deste ano. Ao final, a penitenciária terá capacidade ampliada em mais de 50%, já que atualmente possui 366 vagas.

De acordo com a Seds, nos próximos dias a Secretaria assumirá a antiga cadeia de Bicas, que estava ociosa. O local terá capacidade para 80 presos e a ocupação depende agora apenas da homologação da licitação da empresa fornecedora de comida.

Para os novos presídios de Barbacena e Ubá, a previsão é de que as obras comecem em até 390 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário