terça-feira, 29 de maio de 2018

29/05 - Dia dos Soldados da Paz das Nações Unidas/ Dia da Energia/ Dia do Estatístico / Dia do Geógrafo e saiba +

29/05/2018

Dia Mundial da Energia.

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas

Turquia -Dia da Tomada de Constantinopla (comemorado apenas em Istambul).

Dia do Estatístico
A palavra "estatística" vem do alemão Statistik, palavra criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum. Significa "analisar", "verificar". Atualmente, a estatística moderna consiste em um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa, envolvendo o planejamento do que se quer medir, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, a análise e a distribuição das informações. Em suma, o objetivo principal da estatística é fornecer métodos e técnicas para que se possam interpretar situações incertas.
O uso da estatística existe há mais de cinco mil anos. Em 3000 a.C., eram feitos censos na Babilônia, na China e no Egito. O imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano, porque as informações eram utilizadas para a aplicação de impostos e alistamento militar. Essa aplicação da estatística perdurou até a Idade Média, visto que a população influenciava diretamente no poderio militar de uma nação.
No Brasil, o ensino da estatística teve início oficialmente com os primeiros cursos dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Atualmente, o órgão governamental responsável pelas estatísticas no Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundado em 1934, com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE) A principal missão do IBGE é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania. Para tanto, por meio da estatística, o IBGE colhe os dados sobre a situação social, econômica e demográfica do país, fornecendo os números à sociedade.
Fonte: www.paulinas.org.br

Dia do Geógrafo
A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n° 85.138, de 15/12/80, e pela Lei 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.
A Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.
Fonte: www.fsa.br

1853 - Fundação da cidade de Natividade da Serra
Aniversário de São Pedro do Turvo e PotimSP - Ajuricaba - RS
Portugal - Feriado Municipal de Trancoso

1913 — O balé de Igor Stravinski A Sagração da Primavera estréia com escândalo em Paris.
1919 — Observação de variações na posição de estrelas durante o eclipse solar total confirma a teoria da relatividade de Albert Einstein.

Nascimentos 
1265 - Dante Alighieri, poeta italiano (m. 1321)
1959 - Gretchen, cantora brasileira.
1962 - Luís Roberto, apresentador e locutor esportivo brasileiro.
1963 - Débora Bloch, atriz brasileira.
1975 - Danton Mello, ator brasileiro.
1981 - Juliana Knust, atriz brasileira.
1982     Fernanda Motta, modelo e apresentadora
Fonte Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário