segunda-feira, 6 de abril de 2015

JF - Assaltantes invadem empresa de vigilância e roubam armas e munições

06/04/2015 12h28 - Atualizado em 06/04/2015 12h28

Do G1 Zona da Mata

Uma empresa de vigilância e segurança foi assaltada na madrugada desta segunda-feira (6), no Bairro São Bernardo, em Juiz de Fora. A ocorrência foi registrada por volta das 2h30 e ainda está em andamento.

De acordo com informações preliminares da Polícia Militar (PM), dois homens invadiram o estabelecimento, que fica na Rua São Bernado. 

As primeiras informações dos militares dão conta de que dezenas de armas de fogo, além de munições e coletes à prova de balas, foram levados. 

Segundo a polícia, uma testemunha que mora perto da sede da empresa disse que viu os suspeitos pulando de dentro da empresa e fugindo em um táxi. No veículo, uma mulher aguardava a dupla.

A proprietária do estabelecimento contou que o local dispõe de alarme, mas que este não disparou.

# Foram levados 31 coletes balísticos, 14 armas de fogo, sendo 11 revólveres de caibre 38 e 03 escopetas de calibre 12; 611 cartuchos intactos calibre 38 e 18 cartuchos intactos de calibre 12.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sexta-feira Santa é uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário.

03/04/2015
Sexta-feira Santa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sexta-feira Santa é uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o segundo dia do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica.

Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria católica.Narrativa bíblica

De acordo com os relatos nos evangelhos, os guardas do templo, guiados pelo apóstolo Judas Iscariotes,prenderam Jesus no Getsêmani
Depois de beijar Jesus, o sinal combinado com os guardas para demonstrar que era o líder do grupo, Judas recebeu trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16) como recompensa. 
Depois da prisão, Jesus foi levado à casa de Anás, o sogro do sumo-sacerdote dos judeus,Caifás. Sem revelar nada durante seu interrogatório, Jesus foi enviado para Caifás, que tinha consigo o Sinédrio reunido (João 18:1-24).

Na manhã seguinte, uma multidão seguiu com Jesus preso até o governador romano Pôncio Pilatos e o acusaram de subversão contra o Império Romano, de se opor aos impostos pagos ao césar e de auto-denominar "rei" (Lucas 23:1-2). Pilatos autorizou os líderes judeus a julgarem Jesus de acordo com seus próprios costumes e passar-lhe a sentença, mas foi lembrado pelos líderes judeus que os romanos não lhes permitiam executar sentenças de morte (João 18:31).Muitas testemunhas apareceram para acusar Jesus, mas seus relatos conflitavam entre si e Jesus manteve-se em silêncio. Finalmente, o sumo-sacerdote desafiou Jesus dizendo: «Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.» (Mateus 26:63) A resposta de Jesus foi: «Tu o disseste; contudo vos declaro que vereis mais tarde o Filho do homem sentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.» (Mateus 26:64) Por conta disto, Caifás condenou Jesus por blasfêmia e o Sinédrio concordou em sentenciá-lo à morte (Mateus 26:57-66). Pedro, que esperava no pátio, negou Jesus por três vezes enquanto o interrogatório se desenrolava, exatamente como Jesus havia previsto.

Pilatos interrogou Jesus e afirmou para a multidão que não via fundamentos para uma pena de morte. Quando ele soube que Jesus era da Galileia, Pilatos delegou o caso para o tetrarca da região, Herodes Antipas, que, como Jesus, estava em Jerusalém para a celebração da Páscoa judaica
Herodes também interrogou Jesus, mas não conseguiu nenhuma resposta e enviou-o de volta a Pilatos, que disse para a multidão que nem ele e nem Herodes viam motivo para condenar Jesus. Ele então se decidiu por chicoteá-lo e soltá-lo, mas os sacerdotes incitaram a multidão a pedir que Barrabás, que havia sido preso por assassinato durante uma revolta, fosse solto no lugar dele. Quando Pilatos perguntou então o que deveria fazer com Jesus, a resposta foi: «Crucifica-o!» (Marcos 15:6-14). A esposa de Pôncio Pilatos havia sonhado com Jesus naquele mesmo dia e alertou Pilatos para que ele não se envolvesse «na questão deste justo» (Mateus 27:19) e, perplexo, o governador ordenou que ele fosse chicoteado e humilhado. Os sumo-sacerdotes informaram então Pilatos de uma nova acusação e exigiram que ele fosse condenado à morte por "alegar ser o Filho de Deus". Esta possibilidade atemorizou Pilatos, que voltou a interrogar Jesus para descobrir de onde ele havia vindo (João 19:1-9).

Voltando à multidão novamente, Pilatos declarou que Jesus era inocente e lavou suas mãos para mostrar que não queria ter parte alguma em sua condenação, mas mesmo assim entregou Jesus para que fosse crucificado para evitar uma rebelião (Mateus 27:24-26). 
Jesus carregou sua cruz até o local de sua execução (com a ajuda de Simão Cireneu), um lugar chamado "da Caveira" (Gólgota em hebraico e Calvário em latim). Lá foi crucificado entre dois ladrões (João 19:17-22).

Jesus agonizou na cruz por aproximadamente seis horas. Durante as últimas três, do meio-dia às três da tarde, uma escuridão cobriu "toda a terra" (Mateus 27:45, Marcos 15:13 e Lucas 23:44).

Quando Jesus morreu, houve um terremoto, túmulos se abriram e a cortina do Templo rasgou-se cima até embaixo. José de Arimateia, um membro do Sinédrio e seguidor de Jesus em segredo, foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus para que fosse sepultado (Lucas 23:50-52). Outro seguidor de Jesus em segredo e também membro do Sinédrio,Nicodemos, foi com José de Arimateia para ajudar a retirar o corpo da cruz (João 19:39-40). Porém, Pilatos pediu que o centurião que estava de guarda confirmasse que Jesus estava morto (Marcos 15:44) e um soldado furou o flanco de Jesus com uma lança, o que provocou um fluxo de sangue e água do ferimento (João 19:34).

José de Arimateia então levou o corpo de Jesus, envolveu-o numa mortalha de linho e o colocou em um túmulo novo que havia sido escavado num rochedo (Mateus 27:59-60) que ficava num jardim perto do local da crucificação. Nicodemos trouxe mirra e aloé e ungiu o corpo de Jesus, como era o costume dos judeus (João 19:39-40). Para selar o túmulo, uma grande rocha foi rolada em frente à entrada (Mateus 27:60) e todos voltaram para casa para iniciar o repouso obrigatório do sabá, que começou ao pôr-do-sol (Lucas 23:54-56).

Cristianismo oriental
Como o sacrifício de Jesus na cruz é relembrado neste dia, a Divina Liturgia (o sacrifício do pão e do vinho) jamais é celebrada na Grande Sexta-feira, exceto quando a data cai no mesmo dia da grande festa da Anunciação, celebrada na data fixa de 25 de março (para as igrejas que utilizam o calendário juliano, a data atualmente cai no dia 7 de abril do calendário gregoriano). Também neste dia, o clero deixa de vestir o roxo ou o vermelho, cores da Grande Quaresma e passa a usar o negro. Não se "limpa o altar" na Grande e Sagrada Quinta-feira como no ocidente; ao invés disso, todos as cortinas e tapeçarias da igreja são trocadas para panos negros e assim ficarão até a Divina Liturgia do Grande Sábado.

Os fieis revisitam os eventos do dia com leituras públicas de salmos específicos, dos evangelhos e do canto de hinos sobre a morte de Cristo. Neste dia é observado um jejum bastante estrito e se espera que todos os cristãos bizantinos adultos abdiquem de toda comida e bebida durante todo o dia, desde que não prejudiquem suas condições de saúde. Àqueles que, por idade ou enfermidade, for necessário comer, pão e água podem ser consumidos depois do pôr-do-sol.

Leituras e liturgia
A observância da Grande e Sagrada Sexta-feira começa na noite da quinta-feira com doze leituras dos quatro evangelhos e que recontam os eventos da Paixão de Cristo, da Última Ceia até a crucificação e sepultamento de Jesus. Algumas igrejas utilizam um candelabro com doze velas e as vão apagando, uma por vez, após cada uma das leituras.

A primeira destas leituras é João 13:31 até João 18:1, a mais longa leitura do evangelho em toda a liturgia ortodoxa dentro do ano litúrgico. Imediatamente antes da sexta leitura, que reconta os eventos de Jesus sendo pregado na cruz, uma grande cruz é carregada para fora do presbitério pelo padre, acompanhado por incenso e velas, e colocada no centro da nave (onde estão os fieis); afixado nela está um ícone do corpo de cristo. Cânticos específicos são entoados durante este ritual.

Durante o serviço, todos os presentes beijam os pés de Cristo na cruz. Em seguida, um comovente hino chamado "O Sábio Ladrão" é entoado por cantores que ficam aos pés da cruz.

No dia seguinte, na manhã de sexta, todos se juntam novamente para as "Horas Reais", uma celebração expandida das Pequenas Horas (incluindo a primeira, terceira, sexta, nona e a típica) pela adição de leituras do Antigo Testamento, Epístolas e do Evangelho e hinos sobre a crucificação em cada uma das horas.

À tarde, por volta das três horas, todos se juntam para celebrar a Deposição da Cruz. A leitura é uma concatenação baseada nos quatro evangelhos. Durante o serviço, o corpo de cristo é removido da cruz e levado para o altar. Perto do fim do serviço, um epitaphios (um pano bordado com a imagem de Cristo preparado para ser sepultado) é levado em procissão até uma mesa baixa na nave, símbolo do túmulo de Cristo, geralmente decorado com muitas flores. O epitaphios representa o corpo de Cristo já envolvo na mortalha e tem aproximadamente o tamanho de um ícone escala real do corpo de Cristo. Alguns padres nesta hora fazem uma homilia e todos se aproximam para a veneração.

Ao cair da noite de sexta-feira, começa o período conhecido como matinas do Grande e Sagrado Sábado, e realiza-se um serviço único conhecido como "Lamentação no Túmulo" (Epitáphios Thrēnos) ou "Matinas de Jerusalém" em volta do epitaphios no centro da nave da igreja. Sua característica principal é canto das "lamentações" ou "glórias" (Enkōmia), que consiste em versos cantados pelo clero intercalados aos versos do Salmo 119 (que é, de longe, o mais longo salmo da Bíblia). As Enkōmia são os mais apreciados hinos bizantinos, por sua poesia e música, que se encaixam perfeitamente entre si e refletem a solenidade do dia. Não se conhece o nome do autor, mas o estilo sugere uma data por volta do século VI, provavelmente na época de São Romano, o Melodista.

No final da cerimônia, o epitaphios é levado em procissão para dar uma volta na igreja e de volta para o túmulo. Algumas igrejas praticam o costume de segurar o epitaphios na porta, pouco acima da linha da cintura, para que os fieis passem curvados por baixo quando reentram na igreja, simbolizando sua entrada na morte e ressurreição de Cristo. Oepitaphios ficará no túmulo até o serviço de Páscoa no domingo de manhã.
Na Igreja Católica Romana

A Igreja Católica trata a Sexta-feira Santa como dia de jejum, o que, na Igreja Latina, é compreendido como sendo um dia em se faz apenas uma refeição (menor do que uma refeição normal) e duas colações (um pequeno repasto que, contados juntos, não perfazem uma refeição completa), todas sem carne. É por conta desta tradição que em muitos restaurantes em países católicos servem peixe neste dia. Nos países onde não é feriado, o serviço litúrgico das três da tarde é geralmente atrasado algumas horas.Dia de jejum
Serviços litúrgicos

O rito romano não prevê a celebração de missas entre a Missa da Ceia do Senhor na noite da Quinta-feira Santa e a Vigília Pascal, exceto por autorização especial da Santa Sé ou do bispo local. 
O único sacramento celebrado neste período é o batismo para os que estão à beira da morte, a confissão e a unção dos enfermos . Durante este período, velas e toalhas são retiradas do altar, que fica completamente limpo . Costuma-se também esvaziar todas as fontes de água benta, já como preparação para a benção da água durante a Vigília Pascal. Tradicionalmente, nenhum sino é tocado na Sexta-feira Santa e no Sábado de Aleluia.

A Celebração da Paixão do Senhor se realiza à tarde, idealmente às três da tarde, mas, por razões pastorais (dar tempo aos fieis chegarem em países em que não há feriado, por exemplo), é possível que seja mais tarde . As vestes utilizadas são vermelhas ou, mais tradicionalmente, negras . Até 1970, eram sempre negras, exceto para o ritual da comunhão, quando se usava o violeta.

Antes de 1955, só se usava o preto . Se um bispo ou abade estiver celebrando, ele deverá vestir uma mitra simples (mitra simplex).
Liturgia

A liturgia da Sexta-feira Santa está dividida em três partes: a Liturgia da Palavra, a Veneração da Cruz e a Sagrada Comunhão.
A "Liturgia da Palavra" é um ritual no qual o clero e os ministros ajudantes param de cantar e entram num silêncio completo. Sem nenhum ruído, prostram-se como sinal do"rebaixamento do 'homem terreno' e também o pesar e tristeza da Igreja" . Segue-se a oração da coleta e a leitura de Isaías 52:13-Isaías 53:12, Hebreus 4:14-16,Hebreus 5:7-9 e o relato da Paixão no Evangelho de João, tradicionalmente recitado por três diáconos ou pelo padre, um ou dois leitores e a congregação, que lê a parte da "multidão". Esta parte do ritual termina com as orationes sollemnes, uma série de oração pela Igreja, o papa, o clero e os leigos da Igreja, os que estão se preparando para o batismo, a unidade dos cristãos, os judeus, os que não acreditam em Cristo, os que não acreditam em Deus, os que prestam serviço público e os que precisam de ajuda imediata. Depois de cada uma destas intenções, o diácono conclama os fieis a se ajoelharem por um breve período de oração individual; o padre celebrante então encerra com uma oração conjunta.
A "Veneração da Cruz" apresenta um crucifixo, não necessariamente o que está normalmente no altar ou perto dele em situações normais, que é solenemente desembrulhado e mostrado para a congregação e venerado por ela, individualmente se possível, geralmente através de um beijo, enquanto se cantam hinos, a Improperia("censuras") e o Trisagion.
A "Sagrada Comunhão" é celebrada com base no rito do final da missa, começando com o Pai Nosso, mas omitindo a "Partilha do pão" e seu cântico, o "Agnus Dei". 
Eucaristia, consagrada na Missa da Ceia do Senhor da Quinta-feira Santa, é distribuída neste momento . Antes da reforma do papa Pio XII, apenas o sacerdote recebia a comunhão, um rito chamado de "Missa do Pré-santificado", que incluía as orações normais do ofertório, inclusive o vinho no cálice. O padre e a congregação se despedem em silêncio e a toalha do altar é retirada, deixando o altar limpo, exceto pelo crucifixo e duas ou quatro velas.
Estações da cruz
Além das prescrições tradicionais do serviço litúrgico, as estações da cruz também são visitadas para orações, dentro ou fora da igreja, e um serviço específico é às vezes realizado entre meio-dia e três da tarde, conhecido como Três Horas de Agonia. Em países como Malta, Itália, Filipinas, Porto Rico e Espanha, procissões com estátuas representando variadas cenas da Paixão ocorrem neste período.

Em Roma, desde o papado de São João Paulo II, o ponto alto à frente do Templo de Vênus e Roma, em posição privilegiada à frente da entrada principal do Coliseu, tem sido utilizado como plataforma de discursos para a multidão. O papa, pessoalmente ou através de representantes, lidera os fieis numa jornada de meditações pelas estações da cruz acompanhando uma cruz que é carregada até o Coliseu.
Comunhão Anglicana

O Livro de Oração Comum, de 1662, não especifica um ritual específico a ser observado na Sexta-feira Santa, mas os costumes locais geralmente incluem diversos serviços, incluindo as "Sete Frases de Jesus na Cruz" e um serviço de três horas. Mais recentemente, as edições revisadas do Livro de Oração Comum e da Liturgia Comum reintroduziram diversas observâncias anteriores à Reforma, que correspondem aos rituais da Igreja Católica Romana.
Outras tradições protestantes

Muitas comunidades protestantes celebram serviços litúrgicos específicos na Sexta-feira Santa também. Morávios realizam uma festa específica ("Festa do Amor") na sexta e comungam na quinta. Os metodistas comemoram a Sexta-feira Santa com um serviço de adoração, geralmente baseado nas sete frases de Jesus na cruz. Não é raro também encontrar celebrações multi-denominacionais em algumas comunidades neste dia.

Alguns batistas , pentecostais e igrejas não-denominacionais são contrários à observância da Sexta-Feira Santa, considerando o feriado uma tradição papista e, ao invés disso, observam a crucificação na quarta-feira, na mesma data do sacrifício judaico do cordeiro pascal (que os cristãos acreditam ser uma referência no Antigo Testamento à Jesus Cristo). 
A crucificação na Quarta-feira Santa permite ainda que se acomode a tradição de que Jesus teria passado "três dias e três noites" no túmulo, como o próprio Jesus afirma em Mateus 12:40 e não duas noites e um dia como no caso da crucificação na Sexta-Feira Santa (vide artigo).

Costumes
Em muitos países com forte tradição cristã, como Austrália, Brasil, Canadá, as ilhas do Caribe, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Finlândia, Alemanha, Malta, México, Nova Zelândia , Peru, Filipinas, Cingapura, Espanha, Suécia, Reino Unido e Venezuela, a Sexta-feira Santa é um feriado nacional. Nos Estados Unidos, em doze estados é feriado.
Procissão do Senhor Morto

Em muitas cidades históricas ou interioranas do Brasil e Portugal, como Paraty (RJ), Ouro Preto (MG), São João del Rei (MG), Oliveira (MG), Pirenópolis (GO), Jaraguá (GO),Rio Tinto (Concelho de Gondomar em Portugal) e São Mateus, a "Celebração da Paixão e Morte do Senhor" é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como "Procissão do Senhor Morto", em que são cantados motetos em latim.

Cuba
Num artigo online publicado na Agência de Notícias Católica por Alejandro Bermúdez em 31 de março de 2012, o presidente de Cuba Raúl Castro, o Partido Comunista e seus secretários decretaram que a Sexta-feira Santa naquele ano seria um feriado nacional. O ato era uma resposta de Castro a um pedido feito pessoalmente a ele pelo papa Bento XVI durante sua visita apostólica à ilha e à cidade de Leão, no México, naquele mês. Esta concessão seguiu o padrão de pequenas concessões de Cuba em relação ao Vaticano e espelha uma outra feita por Fidel Castro à pedido de São João Paulo II quando declarou que o Natal voltaria a ser feriado em Cuba . As duas datas são hoje feriados nacionais em Cuba.

Wikipédia

Conheça o " Gengibre" e suas propriedades

Herbácea anual, de cerca de 1,3 m de altura, de folhas verdes e flores verde-amareladas, com rizoma muito ramificado e um pouco achatado, de sabor picante e odor aromático.

Cresce em solos arenosos e secos à iluminação plena. O plantio é feito com pedaços de rizoma ou brotos. O transplante pode ser feito após um mês, no espaçamento de 0,3 x 0,8m.
Outros nomes
Gengivre, gingibre, mangarataia, mangaratiá. 
Português.: gengibre, gengibre-amarelo, gengibre-das-boticas, gengivre; 
Espanhol: jenjibre [dulce], ajengibre, anchoas; 
Frances: gingembre;
Inglês: ginger.

Princípio ativo
Óleo essencial rico em terpenos, fenóis (gingerol) responsável pelo sabor ardente, e resinas.
O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

No mundo inteiro, o seu chá é feito com pedaços do rizoma fervido em água potável, onde é utilizado no tratamento da gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Com Banhos e compressas quente de gengibre é indicado para aliviar os sintomas de gota, artrite, dor de cabeça e na coluna, também diminui a congestão nasal, cólicas menstruais e alguns tipos de câncer.

Antigamente, era utilizado na produção de xaropes para curar dores de garganta. Tem ação anti-séptica que pode ser a responsável pela fama, tanto que muitos profissionais que usam a voz, falam que um dos seus segredos para cuidar da voz é mastigar lentamente um pedaço dele. No entanto, esse hábito é contra-indicado por que o gengibre possui também propriedades anestésicas e esta anestesia tópica diminui bastante o controle da emissão vocal.

Em vários países, são feitas massagens com óleo de gengibre é um tratamento tradicional e famoso para problemas de coluna e articulações. 

Além, dessas várias propriedades ele é bactericida, desintoxicante e alguns estudiosos dizem ser afrodisíaco.

Recentemente, foi reconhecido por sua ação sobre o sistema digestivo, tornando-a muito indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Internet

quarta-feira, 1 de abril de 2015

“Pró-bairros” – Projeto social “Hei de Vencer” beneficia moradores do São Geraldo e Teixeiras

JUIZ DE FORA - 31/3/2015 - 18:13
Notícias de: SECRETARIA DE GOVERNO

Oferecer atividade saudável para ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes. Este é um dos objetivos do projeto “Hei de Vencer”, desenvolvido pelas associações de moradores dos bairros São Geraldo e Teixeiras. As duas ações são custeadas pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da lei do “Pró-bairros”.

O projeto visa a promover a qualidade de vida através da prática esportiva, oferecendo aulas de artes marciais (jiu-jitsu, judô, boxe, muay-thay e karatê), objetivando a promoção de práticas saudáveis, disciplina e inclusão social dos moradores dos bairros beneficiados.

“Vim conhecer, fiquei encantada e matriculei meus meninos. Acredito que seja uma maneira de incentivar as crianças para buscar coisas boas no futuro”, destacou com muito entusiasmo a dona de casa Rosania Procópio Santos, 39, mãe de quatro crianças participantes do projeto no Bairro São Geraldo. Na opinião dela, com uma ocupação as crianças ficam longe da criminalidade e das más companhias. Em apenas dois meses de participação, Rosania garante já ter notado diferença no comportamento dos filhos: “Melhoraram muito. Estão brigando menos, mais unidos e companheiros. Aqui eles aprendem a ser mais educados e disciplinados, é muito bom”, finaliza.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Geraldo, Renilson Ferreira, ressalta que, com os recursos disponibilizados pelo “Pró-bairros”, foi possível investir na compra de material e pagamento de um profissional para ministrar as aulas. “Adquirimos kimonos, agora todos os participantes têm. Estamos pagando também o instrutor, deu uma ajuda boa”. Ele destaca ainda que o principal propósito “é manter uma atividade física e disciplinar. Corpo e mente sãos. A gente fala muito sobre disciplina. Algumas crianças chegaram rebeldes, mas aprendem a conviver melhor”.

Atividade extraclasse tira crianças da rua

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Teixeiras, Waldevides Rodrigues Gomes, também considera o projeto um incentivo para os participantes. “É uma atividade extraclasse que ajuda as mães a tirarem as crianças da rua”, afirmou.

Os participantes aprovam: “É muito bom, eu comecei a gostar de jiu-jitsu”, conta a estudante Ana Flávia Silva, 11, participante do “Hei de Vencer” há três meses. Já a aluna Bruna Helena Damasceno, 12, está há dois meses no projeto e acredita que é interessante aprender um esporte, porque faz bem para vida dela. “Eu gosto muito disso, eu sinto orgulho de fazer parte.”

O “Pró-Bairros” também auxilia iniciativas nos bairros São Judas Tadeu, Floresta, Carlos Chagas e Pamital. O representante da União Juiz-forana de Bairros e Distritos (Unijuf) na Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Comunitários (Comaprobairros), Mauricio Nunes da Rocha, se mostrou satisfeito com o andamento do projeto no Teixeiras. “Aparentemente está tudo dentro do que estávamos cogitando e é muito bom ver o interesse do presidente do bairro, acompanhando de perto o que acontece”, destacou.

Já a participante da Secretaria de Governo (SG) no Comaprobairros, Wanessa Barbosa, acredita que estes projetos podem refletir as demandas das comunidades e auxiliar o fomento de políticas públicas, “já que estimulam a organização comunitária, a mobilização social e promoção da cidadania”, explicou.

O Pró-bairros

A Lei municipal nº 12.377 é a primeira de iniciativa popular de Juiz de Fora. O “Pró-Bairros” foi aprovado em 2011, por unanimidade, na Câmara Municipal, após ser apresentado pela Unijuf, depois de recolher mais de dez mil assinaturas. A legislação passou a ser cumprida nesta administração. O objetivo é servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores da cidade, promovendo e estimulando as parcerias da PJF com as organizações comunitárias.

TEXTO: Wildemar Aquino 
FOTOS: Gil Velloso e Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.
Portal PJF

Comissão para analisar PEC da Maioridade Penal será instalada na semana que vem

31/03/2015 18h54
Brasília
Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisará o mérito e dará parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171-A/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, será instalada no próximo dia 8. A comissão foi criada há pouco pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que encaminhará ainda hoje ofício aos líderes partidários para que indiquem seus representantes.
 
Manifestantes acompanham a votação da PEC da Maioridade na CCJ
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois de mais de 22 anos tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a PEC teve sua admissibilidade e juridicidade aprovadas pela CCJ por 42 votos a favor e 17 contra. Agora, a proposta passará a tramitar em comissão especial da Câmara. Apresentada em 1993 pelo então deputado Benedito Domingos (DF), a PEC altera a redação do Artigo 228 da Constituição, que trata da imputabilidade penal do maior de 16 anos. 

A comissão será composta por 26 deputados e igual número de suplentes, mais um titular e um suplente, atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas. Ao falar sobre a criação e instalação da comissão no mesmo dia da aprovação da admissibilidade, Cunha ressaltou que, mesmo com a obstrução, ficou claro que a maioria dos deputados é favorável à proposta. “Eu vou dar todo o apoio para que a PEC seja votada o mais rápido possível”, prometeu. 

A comissão especial deverá eleger, na primeira reunião, o presidente e os vice-presidentes e designar o relator. Caberá ao colegiado debater o mérito da PEC, fazer audiências públicas para discutir a mudança da imputabilidade penal, com a redução da maioridade penal, e elaborar um parecer sobre a proposta para ser votada votado pela comissão. Caso aprovada, a matéria será encaminhada à apreciação do plenário da Câmara, em dois turnos de votação. 

Pelo Regimento Interno da Câmara, a comissão tem o direito de discutir a proposta por até 40 sessões plenárias da Câmara. Caso não seja apreciada nesse prazo, a matéria poderá ser discutida por prazo indeterminado. No entanto, o presidente da Câmara poderá avocar a proposta para apreciação em plenário, caso a comissão não consiga deliberar sobre o tema em um prazo razoável. 

A redução da maioridade penal está sendo tratada por 39 propostas de emenda à Constituição, sendo que 38 foram apensadas à apresentada em 1993. Uma das propostas apensadas propõe acabar com a maioridade penal e outra, a redução para 14 anos e 12 anos. 

Para a aprovação da mudança constitucional no plenário são necessários no mínimo 308 votos, em dois turnos de votação. Se for aprovada na Câmara, a PEC segue para apreciação e votação no Senado.

Agência Brasil

Assassinato no bairro Parque Guaraní

Rua São João Batista - Juiz de Fora 

Nesta terça-feira (31), por volta de 20:40 h, policiais militares registraram a ocorrência de homicídio.

Dois indivíduos efetuaram disparos de armas de fogo e a vítima caiu no quintal de sua residência.

Testemunhas afirmaram que visualizaram quando dois homens que trajavam roupas camufladas, encapuzados, fugiram no interior do carro, Ford, Fusion, cor preta, HMHxxxx.

Os suspeitos seriam moradores do bairro Grama e tiveram seus dados pessoais inseridos na ocorrência. 

Uma equipe do SAMU constatou o óbito de Carlos Henrique,24, tendo a Perícia constatado perfurações na orelha, cotovelo e nas costas do falecido.

A funerária removeu o corpo ao IML para a expedição do Laudo de Necropsia.

Nada foi comentado sobre o calibre das armas e nem sobre a motivação da ação criminosa.

A Polícia Civil se encarrega das investigações.

Mais de 150 celulares apreendidos na operação ‘Graham Bell’ em Ubá

31/03/2015 20h02 - Atualizado em 31/03/2015 20h02

Do G1 Zona da Mata
Operação Graham Bell apreendeu mais de 150 celulares em Ubá (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Quatro pessoas acabaram presas e mais de 150 celulares foram apreendidos durante a operação “Graham Bell”, em Ubá. A operação foi uma parceria entre a Polícia Militar (PM) e a Receita Estadual e teve como objetivo coibir o crescente número de roubos de celulares na cidade. Para isso, os policiais cumpriram diversos mandados de prisão em lojas de telefonia e de manutenção, no Centro e no Bairro San Raphael. Os envolvidos foram encaminhados à delegacia da cidade.

Segundo o balanço final das ações, além de 152 celulares, os policiais apreenderam três tablets e um GPS. Um jovem de 23 anos e três homens de 32, 47 e 55 anos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de Ubá, juntamente com todo o material apreendido durante a operação.

Ainda segundo a PM, a operação vai continuar tentando evitar a prática ilegal de venda de produtos proibidos ou de procedência duvidosa.

Quem já teve o aparelho celular roubado poderá recuperá-lo, caso o produto esteja entre aqueles recuperados pela PM. Para isso, basta que dono do celular leve até a delegacia o comprovante de compra do aparelho e um documento pessoal.

Ingressos para as Olimpíadas começam a ser vendidos

31/03/2015 19h02
Rio de Janeiro
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli

Os ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016 podem ser comprados, a partir de hoje (31), em processo pré-venda para o primeiro sorteio. Os pedidos para cerca de 700 competições de 42 modalidades esportivas devem ser feitos até 30 de abril na página oficial do evento.

Os detalhes da operação foram divulgados em entrevista coletiva online, com a participação do diretor de Ingressos do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Donavan Ferreti, e do diretor executivo Comercial do comitê, Renato Ciuchini. Para solicitar os ingressos pela internet, é preciso ser maior de 18 anos, informar o número do CPF e o endereço no Brasil. Quem não morar no país só poderá comprar os ingressos de revendedores autorizados na localidade onde reside. Também é possível obter informações sobre a compra pelo telefone 3004-2016.

Haverá meia-entrada para estudantes, professores da rede pública municipal do Rio, idosos, pessoas com deficiência e obesos. Os ingressos custam, em valores inteiros, de R$ 40, como nas preliminares de vela e maratona aquática na Praia de Copacabana, a R$ 4,6 mil, para os melhores lugares na cerimônia de abertura no Estádio Maracanã. Sobre os valores, cabem os descontos de 50% para meia-entrada e também há preços menores, dependendo do setor. Na cerimônia de abertura no Maracanã, por exemplo, também há ingressos a R$ 200.

Para o futebol, o ingresso mais barato custa R$ 40, nas preliminares, no setor mais barato, e no mais caro, de R$ 900, na final, no setor mais caro. De acordo com os organizadores, é proibido vender ingresso a preço superior ao marcado no bilhete, mas é permitido, por exemplo, comprar e doar o ingresso para um parente. A fiscalização, para evitar o cambismo, será feita por amostragem, nas entradas das arenas.

Os ingressos podem ser comprados com cartões de crédito e débito da bandeira Visa. No crédito, há a possibilidade de parcelamento. As compras em dinheiro poderão ser feitas nas bilheterias, abertas a partir de junho de 2016.

Agência Brasil

terça-feira, 31 de março de 2015

População deve ficar atenta quanto à identificação dos agentes de endemias

JUIZ DE FORA - 31/3/2015 - 16:01
Notícias de: SECRETARIA DE SAÚDE
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) alerta a população quanto à importância da identificação correta dos agentes de endemias para, assim, garantir a continuidade das ações de prevenção e combate aos focos do mosquito da dengue (Aedes aegypti). 

Ao chegar aos domicílios, os agentes deverão estar uniformizados com calça jeans, camisa de malha de cor cinza claro, colete da cor verde escura de brim ou tactel, além de sapatos fechados e pretos> Os trabalhadores também utilizam uma bolsa estilo carteiro, da cor amarela (veja imagens acima).

Falsa mensagem

É importante salientar que a informação divulgada em redes sociais de que foram roubados coletes, crachás e bolsas dos agentes de endemias é falsa. A mesma mensagem já foi enviada em outros estados, o que reforça a falta de veracidade do comunicado.

*Outras informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 3690-7123.
Portal PJF

“Rock contra o câncer”: Festival de música promove maratona de shows em JF

JUIZ DE FORA - 30/3/2015 - 18:42
Notícias de: FUNALFA
Juiz de Fora terá, nesta semana, uma verdadeira maratona cultural com o festival JF Rock City, que acontece de 1º a 4 de abril, com mais de 30 shows. O evento é patrocinado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerenciada pela Funalfa, e tem como objetivo abrir canais de divulgação para os músicos da cidade. “Há também o caráter filantrópico, que se tornou a marca do festival. Todos os anos, arrecadamos alimentos, que são doados para a Ascomcer”, explica o músico Luqui Di Falco, organizador da festa.

Com o lema “Rock contra o câncer”, o JF Rock City chega à 10ª edição em 2015, e a expectativa neste ano é de que sejam recolhidas cerca de sete toneladas de alimentos. Os mantimentos serão entregues à Ascomcer em 8 de abril – Dia Mundial de Luta contra o Câncer.

As apresentações acontecem no Bar da Fábrica (Praça Antônio Carlos – Centro), no Cultural Bar (Avenida Deusdedit Salgado, 3.955 – Teixeiras) e no Galpão Lounge e Bar (Avenida Vereador Laudelino Schetino, 16 – Democrata). Os ingressos serão trocados por alimentos não perecíveis em alguns shows e comercializados no valor de R$ 15 em outros.

Cinco bandas - Smouke, Babylon Brasil, Acoustic N’Roll, Usversus e Shaver - fazem a abertura do festival na quarta-feira, às 20 horas, no Bar da Fábrica. Quinta-feira, 2, outros cinco grupos sobem ao palco do Cultural. No terceiro dia do JF Rock City, 3, oito bandas se apresentam no Galpão Lounge e Bar. O encerramento da maratona musical acontece no sábado, 4, no Cultural, com 13 bandas locais e a participação especial de André Matos (ex-Angra e Shaman). Além de ser uma das figuras mais idolatradas do meio do Heavy Metal no Brasil, desde 2004 André Matos não se apresenta nos palcos de Juiz de Fora.

:: Programação ::

01/04 – Bar da Fábrica | 20 horas
Valor: 1kg de alimento não perecível
Shows: Smouke, Babylon Brasil, Acoustic N’Roll, Usversus e Shaver

02/04 – Cultural Bar | 23 horas
Valor: R$ 15,00 + 1kg de alimento não perecível.
Shows: La Macchina, Will, Seu Nadir, Silva Soul e Soul HIgh

03/04 – Galpão Lounge e Bar | 16 horas
Valor: 1Kg de alimento não perecível
Shows: Pathos, Mata, Art Of Murder, Kymera, Insannica, Andromedas, Crusher e Blitz Wolfe

04/04 – Cultural Bar (4 palcos) | 15 horas
Valor: R$ 15,00 + 1kg de alimento não perecível.
Shows: André Matos, Walker, Obey, Traste, Hard Desire, Outubro Ou Nada, Hagbard, Vivenci, Martiataka, Tuka’s Band, Glitter Magic, Visco, Los Kactus e Montreux

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044 / Organizador: Luqui Do Falco - (32) 8814-1280.

Portal PJF