quarta-feira, 22 de novembro de 2017

JF está entre os quatro municípios que contam com “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV”

JUIZ DE FORA - 21/11/2017 - 15:30
Na quinta-feira, 30, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), anunciará sua adesão oficial à “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV” (PrEP), programa do Governo federal disponibilizado apenas para quatro municípios mineiros. Esta nova tecnologia é uma estratégia de prevenção combinada contra o HIV, para pessoas não infectadas e que possuem risco maior de contrair o vírus. O anúncio será feito durante o “1º Simpósio Dezembro Vermelho: Ampliando Possibilidades de Assistência e Prevenção ao HIV – PrEP”, voltado para profissionais da área da saúde, estudantes e cidadãos interessados no tema. O evento integrará as atividades que marcarão o 1º de dezembro, “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”.

No simpósio, organizado pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids),da SS, serão discutidas e esclarecidas as diretrizes, implantação e atuação dos profissionais perante a nova tecnologia, bem como o público-alvo ao qual ela se destina. Entre as cidades que já contam com o programa estão Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3690-7054 ou diretamente no DST/Aids, no Centro de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 532. A taxa de participação é um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado a uma instituição que presta assistência a pessoas infectadas com HIV. O simpósio acontecerá no auditório do Centro de Vigilância.

Programação
8h30 – Abertura
9 horas – Palestra: “Discutindo Vulnerabilidades: A Importância da Inclusão de Populações Marginalizadas no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”
9h40 – Palestra: “A Mandala da Prevenção: A PrEP Como Proposta de Autonomia na Prevenção do HIV”
10h30 – Coffee break
11 horas–Palestra: “A PrEP na Atenção em Saúde: Aprofundamento e Conceitos”
11h30 – Palestra: “A Implantação da PrEP em Juiz de Fora”
12h30 – Encerramento, com apresentação cultural.

Sobre a PrEP
Estratégia de prevenção combinada, que não descarta e nem substitui a utilização do preservativo. A PrEP é priorizada, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para profissionais do sexo, homens que se relacionam com homens, usuários de drogas injetáveis, casais sorodiscordantes e pessoas em risco nas áreas com transmissão endêmica ou hiperendêmica do HIV. Existem duas formas de administração do medicamento: em comprimido, com maior eficácia,ou gel.

O medicamento “Truvada”, quando presente no sangue, na concentração indicada conforme o tratamento, combate o vírus na hora em que ele entra, impedindo que se espalhe pelo corpo. A eficácia do método, amplamente testado antes da sua implantação, é de redução em 95% da transmissão sexual e 70% em usuários de drogas injetáveis. O tratamento é acompanhado por infectologista. O medicamento não é vendido em farmácias, sendo dispensado apenas pelo SUS. Nos municípios, assim como todos os medicamentos para o tratamento de ISTs, os insumos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, por meio do Governo do estado.

A PrEP em Juiz de Fora
A expectativa, de acordo com o gerente do DST/Aids, Oswaldo Alves, é de que o tratamento comece a ser oferecido em Juiz de Fora a partir de janeiro, quando os medicamentos serão disponibilizados. Para isso, o departamento passará a contar com ambulatório, que, em primeiro momento, funcionará uma vez por semana. Oswaldo reiterou que o programa de prevenção combinada traz benefícios ao município não somente em relação ao atendimento e tratamento mais adequado ao cidadão, mas proporcionando atração de mais recursos para o setor. Isso porque a chance de receber verbas é maior quando os números são bons, permanecendo sempre em queda e atingindo as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

“Dezembro Vermelho”
Além do Simpósio, o Departamento de DST/Aids promoverá mutirão de testes no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), entre os dias 27 e 29, das 8 às 17 horas, em sua sede, na Avenida dos Andradas 523, Morro da Glória. Na sexta-feira, 1º de dezembro, acontecerá o “Ato em Defesa da Vida”, em parceria com o Vigilância Epidemiológica, com concentração no Parque Halfeld, às 11 horas, saída às 12 horas até o Cine-Theatro Central, onde será formado laço humano, e encerramento com apresentação cultural.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/ 7389.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário