sábado, 21 de outubro de 2017

Suassuna, sócio de ‘Lulinha’, se enrola todo ao tentar explicar o que é inexplicável

Suassuna, denunciado pelo ex-diretor da empresa

Italo Nogueira
Folha

O empresário Jonas Suassuna, dono do grupo editorial Gol, que não tem relação com a companhia aérea, negou em entrevista à Folha ter sido beneficiado pela Oi em razão de suas relações comerciais com Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. Ele disse que tem um “carimbão” da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal que atestam sua respeitabilidade.

“Tudo isso já passou pelo escrutínio da Receita Federal. Já prestei todas as contas e não fui multado. Levei muito tempo para chegar aonde cheguei. Tenho currículo, respeitabilidade e um carimbão da Polícia Federal e do Ministério Público. Em nenhuma delação eu apareci”, disse o dono do Grupo Gol,

DENÚNCIA DO DIRETOR – A entrevista foi dada à Folha em resposta ao executivo Marco Aurélio Vitale, por sete anos diretor comercial do grupo empresarial de Jonas Suassuna. O executivo revelou à Folha como alguma firmas foram usadas como fachada para receber recursos da operadora Oi direcionados a Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, e seus sócios.

De acordo com Vitale, o grupo Gol – que atua nas áreas editorial e de tecnologia e não tem relação com a companhia aérea de mesmo nome – mantinha contratos “sem lógica comercial” tendo como único objetivo injetar recursos da empresa de telefonia nas firmas de Suassuna.

SÓCIO DA OI – Suassuna negou que tratasse de seus negócios diretamente com a presidência da Oi. Apresentou sua agenda telefônica em que constam nomes e números de executivos da companhia, além de e-mails de gerentes e diretores.

“Tratava diretamente com os executivos de venda.” Reconheceu, porém, que teve contato com os presidentes da Oi em razão da sociedade comum na Gamecorp, com o filho de Lula. “Aí [quando se tornou sócio da Gamecorp] eu comecei a entender os caras da Oi. Não precisava do Fábio ou do Lula para falar com a Oi. Eu sou sócio dela num canal de televisão”, disse.

O empresário negou também ter usado o nome do ex-presidente para fechar negócios. “Não preciso do presidente Lula. Eu não quero. Ganhei nesses anos todos mais dinheiro com a Fundação Roberto Marinho do que com a Oi.”

CDS DA BÍBLIA – Suassuna afirmou que a Oi demonstra interesse no conteúdo da “Bíblia na Voz de Cid Moreira” desde 2003, quando apresentou uma proposta de compra do conteúdo. Conta ainda que o fato dos CDs da Bíblia terem vendido mais de 65 milhões de cópias entre o fim da década de 1990 e início de 2000 comprova que o valor pago pela Oi em 2009 não foi superfaturado.”A Oi não fez um mau negócio. Ela teve por quatro anos exclusividade de um produto que é um espetáculo.”

Questionado sobre o baixo acesso ao portal de voz em mais da metade do contrato, ele disse que a Bíblia pode ter sido oferecida em pacotes da operadora para atrair mais clientes – o que não seria computado no acesso.

Inicialmente, ele negou que o contrato previsse divisão de receita. Depois, porém, admitiu que não acompanhava o volume de acesso mensal ao portal. “A Oi me pagou bonitinho. Fiz o que me competia: divulguei o produto, paguei a Cid Moreira, cumpri toda a minha história. Tudo como manda a santa amada Igreja.”

SÍTIO EM ATIBAIA – Suassuna disse ainda que comprou um dos terrenos do sítio em Atibaia, atribuído ao ex-presidente Lula, a pedido de Jacó Bittar, pai de Fernando e Kalil Bittar e amigo do petista.

“Ele [Jacó] me disse: ‘Comprei um sítio, mas o cara só vende dois. O presidente Lula vai sair da Presidência e quero que ele fiquei comigo, porque ele é meu amigo. Quero fazer isso para ele’. Eu tinha R$ 1 milhão. Tinha muito mais. Fui lá e comprei. Com meu dinheiro eu compro o que eu quiser”, disse ele.

“CHANTAGEM” – Em nota, assessoria de Suassuna afirmou que a as acusações de Vitale são “fruto de tentativa frustrada de chantagem”.

“A Gol não pactua com qualquer irregularidade, muito menos com tentativa absurda de extorsão, o que significaria uma tentativa de obstrução de Justiça”, diz a nota.

A Oi afirmou, em nota, que as empresas do Grupo Gol “são reconhecidas no mercado e fornecedoras de grandes companhias que operam no país”.

SEM ILÍTICOS – A defesa de Lula afirmou que os fatos relacionados à Oi e às empresas de Lulinha “já foram objeto de inquéritos e todos eles foram arquivados porque não foi identificada a prática de qualquer ato ilícito, seja do ex-presidente, seja por seu filho”.

Em relação ao sítio, a defesa do petista alega que ele “foi adquirido pelas pessoas que constam na matrícula do imóvel como proprietárias, que aplicaram recursos próprios e com origem demonstrada”.

Lulinha, Kalil e Fernando Bittar não se pronunciaram até a conclusão desta edição.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A matéria de Ítalo Nogueira mostra que a Oi, beneficiada pelo governo Lula na compra da Brasil Telecom (a lei foi mudada para possibilitar o negócio), retribuiu destinando indiretamente R$ 66,4 milhões à empresa de Fábio Luis, o “Lulinha”, que se tornou um grande empresário e foi até comparado por Lula ao atacante Ronaldo, quando disse que o filho era um “fenômeno” empresarial. Suassuna entrou na armação “em nome da santa amada Igreja”, com os CDs de Cid Moreira, para justificar a mutreta. No caso do sítio, ele revela que pagou com R$ 1 milhão, em dinheiro vivo, para ficar com a parte pior e menos valorizada da propriedade, enquanto o sócio Fernando Bittar pagava apenas R$ 500 mil, também em dinheiro vivo, pela parte mais valorizada, onde já havia a casa principal, outras construções e o famoso lago dos pedalinhos. É tudo muito estranho, numa história mal contada, em que se procura justificar o injustificável e explicar o inexplicável. (C.N.) Posted in Tribuna da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário