sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Divulgação porta a porta sobre o projeto Aedes do Bem tem início na segunda

JUIZ DE FORA - 18/8/2017 - 16:04
Foto: Carlos Mendonça.

Terá início na segunda-feira, 21, a divulgação porta a porta sobre o “Aedes do Bem” nos bairros Vila Olavo Costa, Santa Luzia e Monte Castelo, que receberão o projeto. A ação será realizada por seis profissionais treinados pela empresa Oxitec, além de Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Haverá orientação aos moradores, panfletagem e a demonstração com gaiolas contendo exemplares do mosquito geneticamente modificado, conhecido como Aedes do Bem, utilizado no controle do Aedes selvagem. A atividade terá início sempre às 9 horas.

No mesmo dia, terá início um ciclo de palestras direcionadas aos servidores da PJF, com o objetivo de informá-los e incentivá-los enquanto multiplicadores de informações sobre o projeto, que busca essencialmente o combate ao mosquito Aedes aegypti selvagem, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, o trabalho de engajamento e mobilização social tem sido fundamental para a informação da população em geral e aceitação do projeto, cujos resultados no município já podem ser observados como positivos. Desde o lançamento do projeto, no dia 11 de julho, até o momento, já foram realizados diversos encontros com representantes dos conselhos de Saúde (locais e municipal), além do envolvimento com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias – que passaram por treinamento –, visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Defesa Civil, Secretaria de Educação, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), União de Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf), Promotorias de Meio Ambiente e de Saúde, entre outros órgãos.

Como funciona o Aedes do Bem 
Os Aedes do Bem são mosquitos machos, que não picam e não transmitem doenças. Ao serem liberados na natureza, eles procuram as fêmeas selvagens do Aedes aegypti para acasalar. Seus descendentes herdam um gene autolimitante, que não persiste nem se espalha no meio ambiente. Esse gene que faz com que eles morram antes de atingir a idade adulta.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7389/7123.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário