sexta-feira, 21 de julho de 2017

Saúde alerta para aumento de casos de infarto no inverno em cerca de 30%

JUIZ DE FORA - 21/7/2017 - 14:48


Com a chegada do inverno e a consequente queda das temperaturas, há aumento de 30% na ocorrência de infarto em todo o mundo. Em Juiz de Fora, de acordo com dados da Subsecretaria de Vigilância da Secretaria de Saúde (SS), a situação não é diferente. Comparados os registros de mortes por infarto agudo do miocárdio em meses quentes e no inverno, houve aumento de 31,25% dos casos em 2016. Entre janeiro e março foram registradas 48 mortes pela doença, enquanto de junho a agosto o total chegou a 63. Média que vem se repetindo nos últimos anos.

Segundo o cardiologista do Serviço de Controle de Hipertensão, Diabetes e Obesidade (SCHDO) da SS, Darcilio de Souza Filho, a relação entre o frio e a incidência de infarto no inverno se apoia em alguns fatores, como o aumento da pressão arterial nestes meses, o metabolismo mais acelerado - para manter a temperatura corporal elevada, o sangue mais viscoso - pelo fato de as pessoas ingerirem menos líquido, e a inflamação dos vasos sanguíneos com maior facilidade.

De acordo com o cardiologista, o risco é maior em pessoas idosas, obesas, hipertensas, tabagistas, diabéticas e com colesterol alto, mas todos devem se cuidar. A recomendação, portanto, é que as pessoas estejam mais agasalhadas, bebam água e outros líquidos várias vezes ao longo do dia, mantenham dieta saudável e pratiquem exercícios físicos: “Muitos não sabem, mas o infarto e o acidente vascular encefálico matam mais do que o câncer, por exemplo. Então, é fundamental que as pessoas se cuidem, realizem exames regularmente e tenham estilo de vida equilibrado.”

* ​Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7389/7123.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário