segunda-feira, 24 de abril de 2017

PJF reduz em quase 80% o número de Cartão SUS e agiliza atendimento

JUIZ DE FORA - 24/4/2017 - 10:15

Em pouco mais de um ano, Juiz de Fora reduziu em quase 80% o número de unidades do​ Cart​ão SUS registrad​a​s no município. Nesse período, a cidade deixou de ter 2,5 milhões de cartões cadastrados na rede de ​s​aúde ​local, chegando em 2017 com aproximadamente 590 mil cadastros. Esta redução agilizou os procedimentos, melhorando o atendimento aos usuários.

O excesso de cartões cadastrados em Juiz de Fora aconteceu devido à duplicidade e até mesmo triplicidade de cartões de um mesmo usuário. Isso porque quando alguém era atendido na rede pública sem a apresentação do Cartão SUS, o protocolo para um novo documento era gerado, inflando o sistema.

Para regularizar o número de cartões, mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde(ACS) foram treinados e realizaram o recenseamento da população, com cadastro domiciliar e individual feito de porta em porta nas áreas de atendimento de suas Uaps. Para dar mais conforto aos usuários, em outubro de 2015, a Secretaria de Saúde (SS) descentralizou o serviço de emissão do Cartão SUS, que antes era concentrado no PAM Marechal. A partir de então, os documentos passaram a ser produzidos também nas 63 Unidades de Atenção Primária a Saúde (Uaps). A mudança significou mais agilidade no atendimento, mais conforto aos usuários, evitando as longas filas na unidade central.

Simultaneamente ao trabalho realizado pelos ACS, foi implantado o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab), um software de compartilhamento de informação que pode ser acessado pelas Uaps através do número do Cartão SUS do cidadão, oferecendo acesso à todo histórico do usuário. Outra medida de fundamental importância, foi a emissão de resolução por parte do Ministério da Saúde (MS), que determinou a vinculação do número do Cartão SUS ao CPF, colocando fim ao problema da duplicidade.

Esse trabalho tornou o Cartão SUS a chave principal de todos os programas usados pelo SUS, possibilitando a identificação do usuário na rede pública com informações fidedignas que agilizam as marcações de consultas e encaminhamentos aos serviços de apoio diagnóstico e exames.

Todos devem ter o cartão SUS?
Todo cidadão pode e deve ter o cartão SUS. Quem não sabe se possui ou não o cartão, pode entrar no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pelo endereço

Caso ainda não tenha um cartão válido, o usuário deve comparecer à sua Uaps de referência portando o documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

*Informações com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/7389
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário