sexta-feira, 8 de julho de 2016

JF - A comunidade cobra informações sobre a licitação do transporte coletivo urbano.


06/07/2016

Audiência Pública gera questionamentos sobre licitação no transporte coletivo em Audiência Pública

A comunidade cobra informações sobre a licitação do transporte coletivo urbano. O reflexo das melhorias anunciadas no custo da tarifa e o destino dos créditos acumulados no cartão vale-transporte estão entre as inúmeras perguntas feitas durante Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (7) na Câmara Municipal. Os dois consórcios vencedores da licitação e a Astransp foram convidados, mas não compareceram.

Adoção do bilhete único, instalação de Wi Fi e aquisição de novos veículos, inclusive micro ônibus, estão entre as novidades previstas. Os vereadores do PSC, autores do pedido do debate, pediram esclarecimentos sobre a fonte do aporte financeiro para cobrir os custos.

O secretário de Transportes, Rodrigo Tortoriello, reconheceu que venceram a licitação alguns empresários que já operam no sistema associados a outros de fora através de consórcios. Também assegurou que não haverá aumento da tarifa em agosto e até o final do ano, afastando informações que vêm circulando a respeito. Um realinhamento só será possível a partir de abril de 2017.

Tortoriello ainda deixou claro que os investimentos com a nova tecnologia não serão repassados aos usuários. Conforme expresso no edital, trata-se de obrigações dos concessionários. Ainda se referiu a medidas tomadas para reduzir custos, como implantação de bilhete único em 100% das linhas e manutenção da idade média da frota em cinco anos. O secretário sustenta que o equilibro no momento da renovação, evita a penalização do usuário.

Luís Cláudio Nascimento Cardoso, líder comunitário no Dom Bosco, trouxe para o Legislativo a reivindicação dos moradores de os micro-ônibus, que vão circular exclusivamente nos locais de difícil acesso, seguirem até o Centro. Segundo ele, o trajeto e horários não foram discutidos com a comunidade. Sidenilson da Silva, do Conselho de Lideranças Comunitárias de Juiz de Fora, por sua vez, quis saber se locais como Alto da Vila Ideal e Vila Olavo Costa também serão contemplados por esses veículos. Rodrigo Tortoriello esclareceu que os microônibus vão atender áreas de difícil acesso e transportar passageiros até os ônibus convencionais, sem tarifa adicional.

Júlio César Marques Paes perguntou sobre a possibilidade de concessão do passe livre para alunos do segundo grau, que são obrigados a se deslocar até o Centro, onde estão instaladas as escolas. O secretário de Governo, JoséSóter de Figueirôa, se manifestou a favor do benefício desde que concedido pelo sistema tripartite, com subsídio estendido aos governos estadual e federal.

A necessidade de atendimento pleno do deficiente físico foi destacada por Welington Lino Mendes Cavalcante, do São Bernardo. Rodrigo Tortorielo o tranquilizou ao informar que a frota adaptada vai chegar a 100% em até um ano e seis meses.

O alerta sobre fraudes por parte de alguns cobradores foi feito por Wilson Novaes, da Associação dos Usuários. A Settra, entretanto, esclareceu que o problema será eliminado a partir de um novo recadastramento.

Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
http://www.camarajf.mg.gov.br/noticias.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário