quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Em Niterói: Museu Mariano Procópio abre exposição “União e Indústria: uma Estrada para o Futuro”

JUIZ DE FORA - 16/12/2015 - 15:29
Notícias de: MUSEU MARIANO PROCÓPIO

A exposição “União e Indústria: uma estrada para o futuro” estará em cartaz em Niterói, no Museu do Ingá, até 28 de fevereiro de 2016. A solenidade de abertura acontece sexta-feira, 18, às 18 horas, quando será comemorado o Dia do Museólogo.

A mostra possibilita ao visitante compreender a trajetória desta monumental obra de referência da engenharia do século XIX, primeira estrada macadamizada da América Latina, inaugurada em 23 de junho de 1861, com a presença do imperador Dom Pedro II. Empreendida pelo comendador Mariano Procópio Ferreira Lage (1821-1872), por meio da Companhia União e Indústria, a estrada influiu no desenvolvimento de cidades ao longo de seu trajeto principal de 144 quilômetros e impactou decisivamente a economia do Império Brasileiro. A empresa foi também responsável pela implantação de uma colônia de imigrantes germânicos e da Escola Agrícola União e Indústria, em Juiz de Fora, além de oficinas e hotéis.

Construída entre 1856 e 1861 para ligar Petrópolis a Juiz de Fora, a estrada União e Indústria vai ser apresentada ao público por meio de 22 fotografias de Revert Henry Klumb, do acervo do Museu Mariano Procópio. A curadoria da exposição é de Pedro Vasquez, referência como pesquisador da fotografia no Brasil, e reúne ainda litografias que ilustraram o livro “Doze horas em diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, publicado em 1872.

A exposição foi apresentada três vezes em Juiz de Fora, inicialmente no Espaço Cultural Correios, em 2013, no Saguão da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2014, e no Centro Cultural Brasil Alemanha, em 2015.

O Museu do Ingá fica localizado na Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói, RJ. A visitação é gratuita, das 12 às 17 horas, de terça a sexta-feira, e das 13 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados. A realização da exposição é uma parceria entre a Fundação Museu Mariano Procópio com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Museus.

Revert Henry Klumb

Fotógrafo de origem alemã, atuou no Brasil entre as décadas de 1850 e 1870. Acredita-se que tenha nascido em 1826 e morado alguns anos na França. Em meados da década de 1860, estabeleceu-se em Petrópolis, onde tornou-se professor de fotografia da Princesa Isabel, e o fotógrafo preferido da imperatriz.

Foi o pioneiro em fotografias estereoscópicas no Brasil. Em 24 de agosto de 1861, após o registro da inauguração da Rodovia União e Indústria, recebeu o título de “Photographo da Casa Imperial”.

* Foto: Ponte Americana, Revert Henry Klumb – 1861. É considerada uma das fotografias mais extraordinárias produzidas no Brasil durante o século XIX, em virtude de sua perfeição técnica e estética

* Informações com o Departamento de Difusão Cultural pelo telefone 3690-2027.

Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário