terça-feira, 21 de abril de 2015

Erro de capitão e superlotação de navio provocaram pior acidente do Mediterrâneo

21/04/2015 11h43
21/04/2015 09h12
Catânia (Itália)
Da Agência Lusa

Autoridades italianas informaram hoje (21) que o pior desastre com migrantes no Mediterrâneo, que deixou cerca de 800 mortos, foi provocado por erros do capitão e pela superlotação da embarcação.

De acordo com a Procuradoria da Catânia (Sicília), a embarcação colidiu com um cargueiro de bandeira portuguesa, mas absolveu a tripulação do navio mercante de qualquer responsabilidade na tragédia.

O órgão considerou que a embarcação virou depois da colisão por causa de erros de manobra do capitão e a movimentos de pânico das centenas de migrantes que ocupavam o antigo barco de cerca de 20 metros de comprimento.

O capitão da embarcação, o tunisino Mohammed Ali Malek, 27 anos, foi detido por suspeita de homicídio. Ele é acusado de ter causado o naufrágio e de apoiar a imigração ilegal. O tripulante sírio Mahmud Bikhit, 25 anos, também foi detido por suspeita de apoio à imigração ilegal.

Os procuradores disseram que pedirão ainda hoje a um juiz para autorizar a ampliação da detenção dos dois homens, de modo a aprofundar a investigação e possivelmente apresentar uma acusação formal.

Apenas 28 pessoas, incluindo os dois homens detidos, sobreviveram ao desastre de domingo (19). Considerando ser impossível verificar o número exato de mortos, os procuradores disseram ser claro apenas que centenas de pessoas morreram, incluindo crianças. Entre os mortos, muitos estavam presos no convés inferior.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados estabeleceu o balanço de 800 mortos, tendo por base testemunhos iniciais dos sobreviventes.

Um relatório do capitão do cargueiro de bandeira portuguesa, que se deslocou para o local do naufrágio a pedido das autoridades italianas, calculava que cerca de 850 pessoas estavam a bordo da embarcação.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário