quarta-feira, 26 de abril de 2017

26/04 - Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão/ Dia do Goleiro/ 1ª Missa no Brasil/ Belmonte e Serpa e saiba +

26/04/2017
Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
Vinte seis de abril é o Dia Nacional de Prevenção a Hipertensão, doença que pode afetar os indivíduos em diversas faixas etárias, sendo frequente nas idades mais avançadas. Nada mais importante do que conscientizar a população para os riscos da hipertensão e as formas de controle.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os valores considerados ideais para a pressão arterial são de 120 x 80 mmHG (milímetros de mercúrio). Valores superiores a 140 x 90 mmHG são caracterizados como hipertensão. Em adultos com mais de 18 anos, a doença é considerada grave a partir de 180 x 110 mmHG.

O consumo exagerado de sal é um dos principais responsáveis pela hipertensão, já que retêm líquidos e aumenta a pressão. De acordo com a recomendação da OMS, uma pessoa deve ingerir no máximo seis gramas de sal ao dia. No Brasil essa média chega a superar 10 gramas.

Uma alternativa ao sal é sua versão light, que possui menor quantidade de cloreto de sódio e é rico em potássio, elemento que atua na redução da pressão arterial. No entanto, a retirada total do sal da alimentação também é prejudicial, provocando sonolência e fraqueza.

Geralmente a Hipertensão não apresenta sintomas claramente identificáveis. É isto que a torna perigosa e nociva.

Porém, os mais comuns são: dores de cabeça, alterações na visão, tonturas, zumbido no ouvido, sangramento no nariz e palpitações. O acompanhamento médico é fundamental para a identificação da doença e do tratamento adequado.
José Renato das Neves
Fonte: www.samaritano.org.br

Dia do Goleiro
Dia Mundial da Propriedade Intelectual


 
Dia do Cultivador
O dia muito nos incentiva,
E a todo aquele que cultiva.
Que seja feliz o cultor,
No fruto do seu labor.

É ele um Lavrador
Que planta com muito amor.
Cuida desde a semente,
Colhe o melhor pra gente.

É ele um Agricultor
Que merece todo louvor
Nesse dia de reflexão.

Graças ao seu cultivo,
Todos temos motivo
De crer na produção.
http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=18970

Dia do Engraxate - Antigamente, o engraxate era um profissional muito requisitado. Todo mundo queria andar com os sapatos sempre brilhantes, com uma boa aparência. Aos poucos, estes profissionais foram sumindo das praças e ruas de nossas cidades.

Dia da "Escala Richter" ou "Richter Scale Day" - comemoração de norte-americanos, para marcar a data do nascimento do sismólogo estadunidense, Charles Francis Richter, que veio ao mundo em 26 de abril de 1900 e que desenvolveu a "Escala Richter" juntamente com o sismólogo alemão, Beno Gutenberg, com o fim de calcular matematicamente a magnitude (expressa em números inteiros e frações decimais) de sismos, sendo que cada aumento de número inteiro nessa escala, representa o aumento de dez vezes na magnitude de um tremor e corresponde a uma liberação de cerca de 31 vezes mais energia do que o número anterior inteiro. (datasdodia.net).

Em 26/04/1986 - Ocorre o acidente nuclear de Chernobil (hoje, uma cidade fantasma) - Nesta data, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobil, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu, com as radiações, 600 mil pessoas.

Feriado Municipal de Belmonte  e de Serpa

1903 - Fundação do clube de futebol Atlético de Madrid
1952 - É publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores.
1965 - É inaugurada no Rio de Janeiro a Rede Globo de Televisão.
1994 — Primeiras eleições multirraciais na África do Sul.
Nascimentos
1564 William Shakespeare, escritor inglês (m. 1616).

1798 -FERDINAND-VICTOR-EUGÉNE DELACROIX
Charenton-Saint Maurice, França
Falecimento: 13/08/1863, Paris, França
Pintor, mestre do romantismo, abre caminho para as grandes obras impressionistas e pós-impressionistas; último grande muralista de tradição barroca."O homem é um animal sociável que detesta os seus semelhantes".
1810 - FRANCISCA DE PAULA DE JESUS - NHÁ CHICA
Nascimento:Santo Antº do Rio das Mortes,São João Del Rey,MG. 
Falecimento: 14/06/1895, Baependi, MG.
Religiosa e vidente, é aclamada "Santa de Baependi", apesar de analfabeta; devota de Nossa Senhora da Conceição, a quem ergue uma capela (1865, futuro santuário), tem o processo de canonização iniciado em 1993.
1932 - Mário Tupinambá, humorista brasileiro (Bertoldo Brecha) (m. 2010).
1981 - Mariana Ximenes, atriz brasileira.
1981 -DIOGO NOGUEIRA
Filiação: João Nogueira (sambista) e Angela Maria
Casamento: Milene Vaça (2005): filho Davi ( 2006)
Cantor, compositor e sambista; desde cedo em contato com as rodas de samba promovidas por seu pai, pretende ser jogador de futebol, chegando a atuar no CRUZEIRO/RS (2004 a 2005, Segunda Divisão); deixa o esporte após grave lesão e dedica-se à vida artística, formando uma banda e assinando com a gravadora EMI; primeiro álbum: "Poder da Criação" (2008, sambas clássicos e inéditos); flamenguista e portelense, consegue o que seu pai nunca alcançou na ala de compositores: emplaca o samba-enredo "Reconstruindo a Natureza, Recriando a Vida: o Sonho vira Realidade" (2008); autor de sucessos como "Samba pros Poetas", "Tô Fazendo a Minha Parte", "Fé em Deus", etc, apresenta o programa "Samba na Gamboa" (2009, TV BRASIL, recebendo convidados do mundo do samba).

1993 - Brunno Abrahão, ator brasileiro.

Fonte Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário