terça-feira, 14 de abril de 2020

14/04-Dia de Luta pela Educação Inclusiva /Técnico em Serviço de Saúde / Café/ Pan-americano /1ª Partida de Foot-ball // Santos e saiba +

Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva
No ano de 2004, o Sistema Conselhos de Psicologia instituiu o dia 14 de abril como o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. 
O objetivo continua sendo o de mobilizar os psicólogos em torno das políticas que versam sobre a inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional
http://www.crpsc.org.br

Dia do Técnico em Serviço de Saúde.
Cabe ressaltar que ao pensarmos em "Técnico em Serviço de Saúde" tendemos a pensar nos Enfermeiros. Porém, a Enfermagem é uma profissão de nível superior e esta questão cultural de imaginar o Enfermeiro apenas como um "auxiliar do médico" se reporta aos primórdios da Enfermagem que ao confrontamos com a história da humanidade, as "ladies nurses" e obstetrizes auxiliavam os médicos, como também os boticários.
É importante expor que a enfermagem pode ser definida como a ciência e a arte de cuidar do ser humano, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária. Tendo o enfermeiro, diversas especialidades tais como a obstetrícia, geriátrica e reabilitação, além de formar novos enfermeiros e técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.
http://smsdcnovopalmares.blogspot.com.br/2012/04/dia-do-tecnico-em-servico-de-saude.

Grãos de café Arábica torrados.
Dia Mundial do Café.            Dia do Patinador
Dia Pan-americano
Historicamente, em especial desde o século XIX, vêm sendo levados à frente movimentos em prol do Pan-Americanismo, ideal de integração e solidariedade entre os países do continente americano, defendido inicialmente pelo revolucionário venezuelano Simon Bolívar (1783-1830).

Um dos resultados desse movimento foi a instituição do Dia Pan-Americano, em 14 de abril de 1890, derivado da Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada naquele ano, em Washington, Estados Unidos. O evento visou a incentivar a união e a cooperação no continente, mas esse objetivo deu-se na vertente do Monroismo, visão norte-americana do Pan-Americanismo. Essa visão divergia do Bolivarismo, voltado ao fortalecimento dos países que haviam sido colonizados pela Espanha, face a uma possível contra-ofensiva espanhola à sua independência.

Coréia do Sul - Black Day, dia de celebração informal para pessoas solteiras.
Índia - Celebrações de Ano Novo em partes do nordeste da Índia, Tamil Nadu.
Baisakhi, celebrações em Punjab/ Poila Baisakh, celebrações em Bengala.
Vishu festival da colheita em Kerala.


1895- Primeira partida de foot-ball no Brasil, organizada por Charles Miller
1903 - Harry Plotz descobre a vacina contra febre tifoide.
1912 - Fundação do Santos Futebol Clube.
        O navio de passageiros britânico RMS Titanic colide com um iceberg no Atlântico Norte na sua viagem inaugural.
1945Segunda Guerra Mundial: início da Batalha de Montese, parte da Ofensiva Aliada final da Campanha da Itália, tendo como forças combatentes, de um lado unidades da 1ª divisão de infantaria (expedicionária) brasileira (1ª DIE), reforçada por alguns tanques da 1ª Divisão Blindada Americana; e de outro, tropas do 14º Exército do Grupo de Exércitos C da Wehrmacht.
1956 — Em Chicago, o videotape é demonstrado pela primeira vez.
1991 - Nelson Pessoa ganha o vice-campeonato na Copa do Mundo de salto de obstáculos em hipismo na Suécia.
2014 — Duzentas e setenta e seis estudantes são sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, nordeste da Nigéria.
2018Estados Unidos, Reino Unido e França lançam múltiplos bombardeios na Síria contra alvos militares do regime de Bashar al-Assad como retaliação a suposto ataque químico na região de Douma.

Nascimento:
1857 - Aluísio Azevedo, escritor e jornalista, autor de "O Cortiço" (m. 1913).
1894 - José Medina, ator e diretor brasileiro (m. 1980).
1896 - Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro (m. 1988).
1930 - Carminha Mascarenhas, cantora brasileira (m. 2012)
1955 - Ovelha, cantor e compositor brasileiro.
1961 - Humberto Martins, ator brasileiro.
1975 - Anderson Silva, atleta de MMA.
1980 - Priscila Sol, atriz brasileira.
1982 - Paola Oliveira, atriz brasileira
          Larissa França, jogadora brasileira de vôlei de praia.
Fonte Internet/ Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/14_de_abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário