domingo, 25 de janeiro de 2015

Clube da Esquina é homenageado com frevo em Juiz de Fora

25/01/2015 11h32 - Atualizado em 25/01/2015 11h32
Rafael Antunes
Do G1 Zona da Mata
Em 2015, bloco concentra no dia 8 de fevereiro, na Praça da Estação (Foto: Rafael Antunes/G1)

Depois de arrastar 10 mil pessoas no carnaval de Juiz de Fora em 2014 com a música brega, o bloco Parangolé Valvulado irá homenagear os artistas do Clube da Esquina neste ano. A homenagem é na forma de frevo, que marca o oitavo ano do grupo. "Isso é importante: não é samba, é frevo! Somos o único bloco de Juiz de Fora que trabalha com frevo", afirmou um dos fundadores do bloco, Daniel Goulart.

A inspiração para a escolha do tema deste ano estava presente na história de vida dos integrantes. "Dessa vez, resolvemos homenagear os nossos grandes ídolos. Sempre os ouvimos muito. Eles nos influenciaram. Todos estávamos entre a adolescência e a juventude na época do movimento. Além do mais, as músicas sempre se mantiveram atuais. Então, nada mais justo que homenageá-los agora", disse um dos fundadores do bloco, Daniel Goulart.

Formado principalmente por artistas, músicos, poetas e outros envolvidos com arte e cultura, o grupo transita com facilidade entre vários temas. Os enredos já passaram pela tradicional feira da Avenida Brasil até o Fim do Mundo, passando por homenagens a diversos artistas, como Arnaldo Baptista, Mussum, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

O primeiro ensaio geral é neste domingo (25), em uma casa de shows que fica na Avenida Deusdedith Salgado, 3.955, no Bairro Teixeiras. A casa abre às 16h.

Mudança de local
Em 2015, o Parangolé sai do tradicional Largo do Riachuelo, até então única casa desde 2008. O bloco se concentra na Praça da Estação, no Centro, no dia 8 de fevereiro. No início, o bloco não imaginava alcançar a abrangência que conquistou. "Só queríamos fazer uma farra pequena no carnaval. De repente, um amigo apareceu com uma bateria, um surdo. Depois, encontrei outro colega e resolvemos fazer uma música, mas nada planejado", contou um dos fundadores do bloco, Daniel Goulart.

Segundo Goulart, a decisão de mudança de local veio depois de uma conversa com representantes da Prefeitura, onde o Executivo manifestou preocupações com a Avenida Barão de Rio Branco, que passa ao lado da concentração. "O bloco cresceu nos últimos anos e acabou avançando até a avenida. Por segurança, decidiram nos tirar de lá", explicou.

No entanto, a modificação não agradou a todos. "Nós entendemos, mas não curtimos. Ninguém quer que as pessoas se machuquem no carnaval, mas gostar ninguém gostou. Ficamos sete anos ali, é um lugar característico, além de ser um dos locais mais tradicionais da boemia na metade do século 20. Tem uma identificação com carnaval. Vamos ver o ano que vem. De repente, a gente consegue voltar pra lá", concluiu.

Lançamento de CD
O nome faz referência à manifestação artística de Helio Oiticica e também a uma característica que Angelo Goulart define como "diferenciada". O bloco conta com duas guitarras e um contrabaixo, além da bateria. Ao todo, são cerca de 40 músicos.

O bloco está em fase de finalização de um CD com composições próprias, produzidas desde 2008, por meio de um projeto financiado pela Lei Murilo Mendes. Segundo Daniel Goulart, o lançamento está previsto para meados de 2015 em um desfile semelhante ao do carnaval.

Confira o enredo 2015:

Solta a vó na estrada

Com o Parangolé Valvulado
E o sol na cabeça
E você na cabeça
Vem menina cor de canela
A pé pra esquina
Não desapareça
Lembra dos bailes da vida onde a gente chapou
Junto com Beto, Bituca, os Borges e o Lo
Tiso, Tavinho, Tavito Toninho e Sirlan
Nada será como antes
Depois de amanhã
Nossa feira agora é moderna
Com outras paisagens
Em outras janelas
Mas é preciso ter raça
É preciso cachaça
Veveco e panelas
Noite chegou outra vez e a faça amolou
E o 14 bis já partiu, trem azul decolou
Brant, Ronaldo, Antunes, John Lennon e Paul
Eu sou audaz, sou do mundo,
Sou Minas Gerais
O nosso som é da rua, e imaginário
E lá se vai mais um dia
Tudo que move é sagrado
E nosso bloco da esquina segue valvulado
Sem gases lacrimogêneos, vinagre ou cansaço
Entra no nosso compasso, aço, aço, aço, aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário