sexta-feira, 21 de novembro de 2014

TEMOR DE DILMA É QUE O GOVERNO INTEIRO SEJA INVESTIGADO

Vicente Nunes
Correio Braziliense

O governo já espalhou um pelotão de técnicos pela Esplanada dos Ministérios para mapear o que podem ser as ramificações do processo de corrupção que surrupiou pelo menos R$ 10 bilhões da Petrobras. O Palácio do Planalto sabe que todas as empreiteiras investigadas pela Polícia Federal, por meio da Operação Lava-Jato, têm obras com outros órgãos públicos. E os indícios de superfaturamento são explícitos.

A determinação do governo é antecipar-se aos fatos e evitar que a PF exponha as novas vísceras da administração petista sem que a presidente Dilma Rousseff esteja preparada para se defender. Dois dos alvos principais da tropa de técnicos são os ministérios das Cidades, comandado pelo PP, afundado até o pescoço no lamaçal da Petrobras, e o da Integração Nacional, responsável pelas obras de transposição do São Francisco.

“Há um ninho de ratos no governo”, admite um dos técnicos. “As irregularidades estão entranhadas por toda a máquina pública. Se, na Petrobras, que tem uma enorme visibilidade da imprensa e é acompanhada com lupa pelos investidores, houve a roubalheira toda que estamos vendo, imagine em órgãos mais obscuros, com pouca transparência. Certamente, muito dinheiro do contribuinte escorreu pelo ralo por meio de contratos superfaturados”, acrescenta.

CLIMA DE INDIGNAÇÃO

A preocupação dos governistas é de que a oposição já esteja se movendo para levantar informações dentro da máquina com servidores mais alinhados ao PSDB. “Diante do que a Polícia Federal está revelando na Petrobras, baixou um clima de indignação enorme na Esplanada”, revela um servidor do Ministério do Planejamento. “Se forem a fundo nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Minha Casa, Minha Vida, não faltará material para tirar o sono da presidente”, emenda.

Não por acaso, aliados do governo torcem para que Dilma caia logo na real e anuncie rapidamente uma “excelente” equipe econômica. Será uma forma de criar um contraponto que ajude a mudar o humor dos investidores. A imagem da principal empresa com ações negociadas em bolsa está no limbo. A percepção de que o Brasil é uma antro de corrupção ganhou o mundo. O empresariado está em pânico com a possibilidade de o segundo mandato da petista ser mais do mesmo: inflação alta, crescimento pífio, rombo recorde nas contas externas e contas públicas em frangalhos.

DISPOSTA A OUVIR?

“A boa notícia é que Dilma parece mais disposta a ouvir”, afirma um senador da base aliada. “Conversei com ela recentemente, e percebi que ela está disposta a mudar, para melhor, a equipe econômica”, ressalta. Ele admite, porém, que o tempo está jogando contra. Ao adiar a notícia que investidores e empresários tanto querem ouvir — o nome do sucessor de Guido Mantega no Ministério da Fazenda — a presidente só alimenta a desconfiança e escancara as portas para o governo ser o foco de más notícias, a começar pela corrupção.

Transcrição do Blog Tribuna da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário