quarta-feira, 28 de novembro de 2018

28/11- Dia do Soldado Desconhecido / Aniversário de Franca, Ampére, Dois Vizinhos/ Benito de Paula/ Érico Veríssimo e saiba +

28/11/2018
Dia do Soldado Desconhecido 
Chama-se soldado desconhecido aquele que foi morto durante a guerra, mas não foi encontrado. Seu sepultamento, feito de modo simbólico em um monumento, resgata sua memória e lhe presta as honras militares por sua morte em combate. O soldado desconhecido é o herói que não hesitou em defender a Pátria e dar sua vida por ela.

No Brasil, no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, há o Túmulo ao Soldado Desconhecido Brasileiro, que representa todos os mártires da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a qual é festejada no dia 2 de maio.

Os soldados brasileiros mortos durante a guerra foram enterrados no Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, na Itália. Em 1960, os corpos foram transladados para o Brasil e enterrados no Monumento Votivo Militar Brasileiro, onde se encontra uma pira, permanentemente acesa. Na Embaixada Brasileira sediada em Roma é hasteada diariamente uma bandeira brasileira.

Em 1967, foram encontrados, na Itália, os restos mortais não identificados de um soldado brasileiro morto na campanha da FEB. Seu corpo foi sepultado em solo italiano e seu túmulo foi declarado como Monumento ao Soldado Desconhecido. O Brasil se tornou, então a única nação no mundo a possuir dois memoriais dedicados a seus mártires e heróis de guerra.

Quando alguém visita o túmulo desses soldados, pode ler:
Honra a Pátria no passado: sobre os túmulos dos heróis; glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o futuro: com dedicação, que é a força da fé. Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que por ela fizeres, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederam.

Aniversário de Franca, SP -  Ampére e Dois Vizinhos, PR 

1991 - Declaração de independência da Ossétia do Sul (não reconhecida por nenhum país).
1995 - TV Digital: o Acats recomendou que a agência do governo dos Estados Unidos sugerisse o ATSC como o padrão norte-americano de TV Digital.
Os 15 países da União Europeia e 12 países do sul do Mediterrâneo estabelecem uma parceria que deverá conduzir à criação de uma zona de comércio livre.
2000 - Descoberta do planetoide Varuna, na Cintura de Kuiper.
         O time de futebol do Vasco da Gama torna-se o segundo clube brasileiro a atingir a marca dos mil gols.
2006 - O Papa Bento XVI inicia visita de 4 dias a Turquia. É a 1ª vez que ele vai a um país de maioria muçulmana.
2012 - É feita pelo STF a dosimetria da pena do ex-deputado brasileiro Roberto Jefferson, delator do caso conhecido como mensalão.
2016 — Queda da aeronave BAe 146s, que fazia o Voo LaMia 2933, no qual transportava a maioria do time da Chapecoense, além de repórteres, jornalistas e tripulação, matando 71 dos 77 passageiros na Colômbia.

Nascimento
1941- Benito Di Paula, pianista, cantor e compositor brasileiro.
1962 - Marco Ricca, ator brasileiro.
1963 - André Luís Vargas Ilário, político brasileiro.
1983 - Flávia Delaroli, nadadora brasileira.
1985 - Tiago Iorc, cantor e compositor brasileiro.
1988 - Perlla, cantora brasileira.
1990 - Carla Diaz, atriz brasileira.

Falecimentos
1861 - Manuel Antônio de Almeida, escritor brasileiro (n. 1831).
1934 - Coelho Neto, escritor brasileiro (n. 1864).
1944 - Antonio Rocco, pintor ítalo-brasileiro (n. 1880).
1975 - Erico Verissimo, escritor brasileiro (n. 1905).
2014 - Roberto Gomes Bolaños, (Chaves) ator e comediante mexicano (n. 1929)

Nenhum comentário:

Postar um comentário