quinta-feira, 24 de julho de 2014

Prefeitura e PM fazem balanço do teste do 'Olho Vivo' em Juiz de Fora

24/07/2014 
Do G1 Zona da Mata
Bruno Siqueira visitou Bairro Manoel Honório nesta quinta (Foto: Roberta Oliveira/G1)

O balanço dos primeiros dias do "Olho Vivo" foi tema de uma visita do prefeito Bruno Siqueira ao Bairro Manoel Honório nesta manhã de quinta-feira (24). Três câmeras estão em funcionamento na área como teste na implantação do projeto de videomonitoramento na cidade. O chefe do Executivo também verificou obras de revitalização feitas na região.

Para o representante da Associação dos Comerciantes do Manoel Honório, Carlos Alberto Makla, o balanço é positivo. “Nós comerciantes e moradores ficamos satisfeitos por ser o primeiro lugar em Juiz de Fora que está com o Olho Vivo e já tivemos resultados”, afirmou. “Os moradores colocaram a sua expectativa de melhoria na segurança e do comércio como um todo aqui no bairro. O monitoramento já está fazendo efeito porque a Polícia Militar (PM) fez prisões baseadas em informações das imagens do Olho Vivo”, afirmou o prefeito ao G1.

Segundo o capitão Marcelo Alves, comandante da 70ª Companhia de Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento na região, foram três prisões em 15 dias. “Tivemos os casos dos homens envolvidos com venda de mídias irregulares na Avenida Governador Valadares e o caso de um tráfico de drogas que resultou em detenções perto da Praça Agassis, no Mariano Procópio”, afirmou. Nas duas ocorrências, o capitão detalhou que as imagens foram fundamentais. “A partir do monitoramento, as viaturas foram acionadas para fazer a abordagem, que levou às detenções. Nós percebemos que é uma ferramenta que atua de forma preventiva e repressiva, muito importante para a segurança pública”, analisou.

De acordo com o prefeito, a instalação do projeto "Olho Vivo" terá novidades em agosto. “Nós pretendemos até o final de agosto estar inaugurando 27 câmeras em bairros mais centrais”, destacou Bruno Siqueira. Segundo o prefeito, o projeto deve estar concluído ainda em 2014. “Até o final do ano, queremos as 54 câmeras nos bairros São Mateus, Alto dos Passos, Santa Luzia, Benfica, a região central como um todo para fazer esse monitoramento”, resumiu.

Revitalização

Além disso, entraram na reta final no Bairro Manoel Honório as obras de revitalização de calçadas na Avenida Governador Valadares e na Praça Alfredo Ferreira Lage, além de poda das árvores e trabalhos nos canteiros e plantação de mudas. “Isso foi uma reivindicação dos moradores tanto na Empresa Municipal de Pavimentação (Empav) quanto na Prefeitura. Gostaria de solicitar à população que eles cuidassem mais das árvores e dos canteiros e que outros comerciantes abraçassem essa causa para ajudar a preservar”, resumiu Carlos Alberto Makla.
Prefeito Bruno Siqueira (dir) conversa com Carlos Alberto Makla (centro) e Capitão Marcelo Alves durante visita ao bairro Manoel Honório (Foto: Carlos Mendonça/ Divulgação).

G1 Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário