terça-feira, 3 de junho de 2014

03/06- Conheça a "Toga" - Dia da Conscientização contra a Obesidade mórbida infantil/ Escrevente de Cartório/ Portugal - Dia de Santo Ovídio e saiba +

03/06/13
Toga
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marco Aurélio vestido com toga            
Uma toga.
Magistrado vestindo uma toga.

A toga era uma peça de vestuário característica da Roma Antiga.

Trata-se de uma peça de roupa de origem etrusca. De início, a toga apresentava uma forma retangular e curta. Mais tarde, passou a ser semicircular, tendo seu tamanho aumentado consideravelmente: a toga chegou a atingir aproximadamente 6 metros no lado reto e 2 metros de largura. Por isso, era difícil de usar, pelo que os romanos mais ricos possuíam mesmo um escravo encarregado de ajudar nesta tarefa (o uestiplicus).

A toga era a marca distintiva do cidadão romano, sendo proibido o seu uso aos estrangeiros e escravos. As mulheres romanas também utilizaram a toga, mas gradualmente adotaram a estola (uma espécie de vestido); a partir da época da República a toga passou a ser usada apenas pelas mulheres condenadas por adultério.

Tipos de toga 
Existiam vários tipos de toga, associadas a diferentes funções e estatutos.
Toga pura ou virillis (Toga Viril) - era um toga lisa, feita de branca, usadas pelos homens romanos assim que atingissem a idade adulta.
Toga praetexta - era uma toga branca que apresentava uma banda larga de cor púrpura. Era usada pelos rapazes que ainda não tinham tomado a toga virillis e pelas jovens que ainda não tinham casado, bem como pelos principais magistrados e sacerdotes.
Toga candida- toga de um branco imaculado, era envergada pelos candidatos a cargos públicos (os candidati, de onde deriva a palavra candidato). 
A brancura desta toga era muitas vezes realçada recorrendo-se a cré.
Toga picta ou purpurea - usada pelos triunfadores e mais tarde pelo imperador.
Toga sordida ou pulla - era a toga dos pobres e do réu quando se apresentava no tribunal (servindo neste caso a toga para inspirar um sentimento de piedade).
Toga trabea - era uma toga toda púrpura ou então ornamentada com riscas horizontais de cor púrpura. Era usada pelos áugures e sacerdotes durante os atos rituais. Os deuses eram também representados usando esta toga.

Dia da conscientização contra a obesidade mórbida infantil.

Dia do Escrevente de Cartório - Evento local da Cidade de São Paulo

Portugal - Dia de Santo Ovídio, bispo de Braga e mártir católico

Feriado Municipal de Ponta Delgada

1901 - José Lins do Rego, escritor brasileiro.
1908 - Mário Filho, jornalista brasileiro.
1917 - João Saldanha, jornalista e treinador de futebol (m.1990).
1959 - Guto Negrão, automobilista brasileiro.
1985 - Luiza Curvo, atriz brasileira.


Fonte Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/3_de_junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário