sábado, 18 de maio de 2013

Possível desocupação de prédio da PM preocupa oficiais em Uberlândia

17/05/2013 
Caroline Aleixo
Do G1 Triângulo Mineiro

Em menos de 30 dias os militares do prédio da 200ª Companhia Tático Móvel, localizado na Avenida Paes Lemes, no Bairro Osvaldo Resende, em Uberlândia, poderão deixar o local. Isso porque o espaço deve ser ocupado por algum órgão da Prefeitura. Segundo o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ailton Donisete de Souza, foi feito um comunicado ao comando da PM nesta semana e agora o órgão procura uma nova localização. Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o espaço será dividido com a Divisão de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Urbanos.

De acordo com o comandante do 32º Batalhão de PM, em 1.999 a polícia precisava de um lugar para criar o batalhão e descobriu o imóvel abandonado, que pertencia à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Na época, em negociação com a direção da empresa e parlamentares, a Prefeitura conseguiu fazer uma permuta cedendo outro terreno para a Cemig e destinando o prédio à PM.

O local foi reformado e, quando o 32º BPM passou para a estrutura da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), foram mantidas no prédio as atividades da 200ª Cia. A companhia tem por missão fazer o recobrimento das operações do 32º BPM na área de atuação da unidade, mediante policiamento preventivo e repressão qualificada. Atualmente, cerca de 90 militares trabalham na Companhia Tático Móvel, onde também estão alocados o Pelotão de Trânsito e a Patrulha Rural.

Para Ailton Donisete de Souza, a decisão foi inesperada. “Fomos pegos de surpresa. Era um prédio abandonado da Cemig e foi viabilizado para a Prefeitura com destinação à polícia. Aquele imóvel é um patrimônio, guarda uma história original com a Polícia Militar. Agora a PM procura uma nova localização, mas por enquanto não há nenhum espaço previsto para deslocar as equipes, nem os equipamentos”, argumentou o comandante.

Segurança na região
O comandante da 9ª Risp, coronel Dilmar Crovato, disse que está sendo mantida uma conversa com o prefeito Gilmar Machado para saber o que será feito, inclusive em relação à segurança na região central. “O prédio é da Prefeitura e se eles têm necessidade de usá-lo, estão no direito. Estamos conversando com o prefeito para avaliar a situação. Mas a sensação de insegurança é inevitável porque a sociedade já identificou aquele local, mas temos que avaliar e procurar um novo espaço”, esclareceu.

Prédio dividirá espaço com a Divisão de Limpeza Urbana
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberlândia informou que o imóvel, que é de propriedade da Prefeitura e que atualmente é ocupado pela Polícia Militar, continuará sendo ocupado pela PM, no entanto, irá dividir espaço com a Divisão de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Urbanos. Ainda conforme a nota, em uma negociação feita entre o prefeito Gilmar Machado e o comando da PM ficou acertado que a base permanecerá no Bairro Osvaldo Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário